Registro de domínio – Guia passo a passo

O que é um domínio e para que ele serve?

Um domínio nada mais é que o endereço de um site na internet. É por meio dele que conseguimos acessar facilmente qualquer site através do navegador, visto que sem um domínio, seria necessário saber exatamente o endereço IP do servidor no qual o site está hospedado.

O domínio ceostech.com.br é bem mais amigável que o endereço IP 108.179.193.133, você não concorda?

Não perca tempo na hora de registrar seu domínio

Cada domínio é único e é por isso que antes de qualquer coisa você precisa verificar a disponibilidade do mesmo, afinal, pode ser que ele já esteja registrado, o que é bem comum de acontecer.

No entanto, se o domínio escolhido estiver disponível, não perca tempo! Milhares de domínios são registrados todos os dias no mundo inteiro e neste exato momento por exemplo, pode ser que alguém esteja prestes a registrar aquele domínio que você consideraria o ideal para você.

Tipos de domínios

Existem basicamente os domínios nacionais (.br), os quais são registrados através do Registro.br e os domínios internacionais (.com, .net, .vc, .design, .blog, etc…) que podem ser registrados através da GoDaddy por exemplo.

Qual tipo de domínio devo registrar?

Isso dependerá do seu público alvo, seu objetivo, sua área de atuação e outros fatores que talvez devam ser considerados. Se o objetivo for divulgar um negócio local por exemplo, recomenda-se utilizar um domínio nacional levando em conta sua popularidade e associação direta ao país.

No entanto, se você é um freelancer e pretende ofertar seus serviços a clientes de outros países, pode optar por um domínio internacional por exemplo. Além disso, registrar um domínio internacional pode acabar sendo uma solução em um cenário em que o nome escolhido já encontre-se registrado com o sufixo .br.

Vale lembrar, é claro, que não há uma regra para isso, e dependendo de qual for sua intenção ao registrar um domínio, recomenda-se na verdade o registro tanto de um domínio nacional quanto internacional, visando evitar que seus visitantes acabem acessando o site errado.

Escolhendo o domínio

Embora escolher um domínio possa parecer uma tarefa simples, na prática pode não ser tão fácil assim, pois quanto mais comum e óbvio for o nome escolhido, maiores são as chances de o mesmo já estar registrado.

Neste caso, conforme citado anteriormente, talvez a saída seja optar por outra extensão ou então inevitavelmente acabar escolhendo um nome diferente.

Cuidados ao registrar um domínio

  • Evite associação de palavras com repetição de vogais (aa, ee, oo, etc…) pois pode causar confusão na hora de pronunciar o domínio ou até mesmo digitá-lo no navegador;
  • Evite utilizar extensões muito incomuns e/ou estranhas;
  • Registre domínios nacionais diretamente no Registro.br, em sua própria conta e com seus documentos, visando evitar problemas associados a propriedade dos mesmos;
  • Registre domínios internacionais somente em empresas confiáveis como a GoDaddy;
  • Utilize somente informações de contato atualizadas e seguras;
  • Faça uma pesquisa antes de adquirir domínios de terceiros e/ou registrar um domínio que já foi utilizado anteriormente, pois seu histórico pode acabar interferindo diretamente no desempenho e posicionamento do seu site na internet.

Precisando de ajuda?

Ainda não conseguiu resolver o seu problema ou tem alguma dúvida? Fale conosco! Ficaremos felizes em ajudar.