SSD ou HDD: qual devo escolher?

Disco rígido e disco sólido

O disco rígido (mais conhecido como HDD), é um dispositivo de armazenamento já consideravelmente antigo, que usa discos e um cabeçote móvel de leitura/gravação para acessar os dados. Já uma unidade de estado sólido (SSD), é um tipo de dispositivo que além de mais novo, é muito mais rápido, uma vez que armazena os dados em chips de memória que podem ser acessados imediatamente.

Diferença de velocidade

A diferença de velocidade é muito significativa. Os SSDs são extremamente mais rápidos em todos os quesitos. Isso fica claro ao compararmos a execução de determinadas tarefas como:

  • Operações sequenciais de leitura/gravação: copiar e mover arquivos grandes (como filmes) é onde a diferença é mais aparente. Nos HDDs antigos, é possível copiar 30–150 Mb/s (MB por segundo), enquanto o mesmo processo tem velocidade de 500 MB/s no SSD normal ou até 3.000-–3.500 MB/s nos novos SSDs NVME. Neste exemplo, copiar um filme de 20 GB demora menos de 10 segundos com um SSD, enquanto um disco rígido precisaria de pelo menos dois minutos.

  • Pequenas operações de leitura/gravação “4K”: na maioria das vezes, ao executar o Windows (ou MacOS), abrir programas ou navegar na Web, você está, na verdade, abrindo e manipulando milhares de arquivos menores, armazenados em pequenos blocos de dados (geralmente dimensionados em 4K). Quanto mais rápido o seu disco puder ler (e gravar) esses blocos de 4K, mais rápido e ágil o sistema parecerá. Com os HDDs, a velocidade varia de 0,1 a 1,7 MB/s. SSDs e NVME SSDs, no entanto, operam em velocidades muito mais altas de 50–250 MB/s em leituras/gravações de 4K.

Capacidade de armazenamento

Se você estiver preocupado com a quantidade de informações que pode armazenar em cada tipo de unidade, fique tranquilo. Não há diferenças no que se refere a capacidade de armazenamento. Você pode obter tanto HDDs quanto SSDs de todos os tamanhos, que variam geralmente entre 128 GB e 2 TB.

A única questão é o valor: SSDs com capacidades maiores continuam mais caros se comparados aos HDDs.

Resumindo

Se você está simplesmente procurando uma maneira barata de obter mais espaço e poder armazenar mais arquivos, ainda pode fazer um bom negócio adquirindo um HDD nos dias de hoje, devido a seu preço mais acessível. 

No entanto, ainda assim recomenda-se que ao menos a sua unidade “primária” (onde estará seu sistema operacional, programas e arquivos mais usados) seja um SSD, pois ele oferece muito mais velocidade, a ponto de você nunca mais querer utilizar um computador sem SSD novamente.

Precisando de ajuda?

Ainda não conseguiu resolver o seu problema ou tem alguma dúvida? Fale conosco! Ficaremos felizes em ajudar.