Como melhorar o sinal do Wi-Fi

Coloque o roteador no melhor local possível

Sabe quando jogamos uma pedra na água e as ondas criadas espalham-se em todas as direções em um formato circular? Da mesma forma funciona o sinal do Wi-Fi.

Por isso, o local em que o roteador está instalado pode fazer toda diferença. Para garantir um bom sinal, o ideal seria deixar o roteador no cômodo mais central do imóvel, posicionado em um lugar mais alto ou no andar superior, caso trate-se de um sobrado e fora de caixas ou móveis fechados.

Assim, o sinal irá se espalhar de maneira uniforme para todos os ambientes na mesma intensidade.

Evite objetos e dispositivos que podem atrapalhar o sinal

Não deixe o roteador próximo a equipamentos como microondas, telefones sem fio, outros roteadores ou próximo de aquários e fontes. Isso pode gerar interferências no sinal e dificultar sua propagação. Fique atento também a paredes muito grossas e azulejos que podem acabar sendo obstáculos para o sinal.

Mantenha o seu aparelho atualizado

Mantenha o firmware do seu roteador atualizado para evitar que o mesmo fique defasado e propenso a falhas. Se necessário, consulte o manual do roteador para saber como fazer a atualização.

No caso de dispositivos mais recentes, pode ser que a atualização seja feita automaticamente. No entanto, nos mais antigos, o processo deve ser feito de forma manual, sendo necessário fazer o download do firmware no site do fabricante.

Utilize a frequência correta

Em geral, os roteadores mais modernos são dual-band, ou seja, permitem a transmissão do sinal Wi-Fi nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz.

Embora a 5 GHz seja mais veloz e permita que mais dispositivos se conectem simultaneamente, seu alcance é bem menor. Com a 2,4 GHz é justamente o contrário, pois é capaz de cobrir distâncias maiores, porém, com uma velocidade de transferência inferior.

Resumindo, caso você esteja distante do roteador e o sinal esteja fraco, verifique em qual rede você está conectado, e se estiver utilizando uma frequencia 5 Ghz, conectar na rede 2,4 Ghz pode ser a solução. Seu download irá demorar mais, mas você não ficará sem internet.

Troque seu roteador ou faça a instalação de um repetidor

Se mesmo seguindo todas as dicas anteriores você ainda está tendo problemas com o sinal do Wi-Fi, talvez você deva considerar a troca do seu roteador por um mais potente ou a instalação de um repetidor.

No caso do repetidor, o equipamento recebe o sinal do roteador principal e o amplifica, estendendo assim o alcance da rede para ambientes onde o sinal não chegava de forma eficiente ou nem alcançava.

plugins premium WordPress